Conferência Municipal de Saúde da Mulher será dia 17 de maio

12 de maio de 2017 11:360 comentárioViews: 8

Com o tema “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade” será realizada na próxima quarta-feira (10), a partir das 8h, a Conferência Municipal de Saúde da Mulher de Balneário Camboriú. O encontro visa propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e é uma preparação para as conferências Estadual e Nacional. Toda a população, em especial as mulheres, são convidadas a participar da conferência que será no Auditório do Bloco 07 da Univali, campus Balneário Camboriú.

O eixo principal da Conferência será a Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, contemplando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e as políticas de equidade: da população Negra (racismo, desigualdades étnico-raciais e racismo institucional), da População LGBT (discriminação por orientação sexual e identidade de gênero/preconceito e estigma social), da População em situação de Rua (reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos), da População do Campo, da Floresta e das Águas (redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).

Em março de 1986 o movimento de mulheres ocupava a 8ª Conferência Nacional de Saúde com o lema “as mulheres adoecem pelo simples fatos de serem mulheres”. A agitação garantiu que se aprovasse a realização da 1ª Conferência de Saúde e Direitos das Mulheres, que aconteceria em outubro do mesmo ano. De lá para cá, muitos altos e baixos. Embora se tenha estabelecido diretrizes para as políticas de saúde das mulheres, o passo seguinte se desdobrou numa lacuna de diálogo social sobre o tema, entre 1986 e 2004, ano da 1ª Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres. 31 anos depois, na conturbada cena política brasileira, organizações da sociedade civil que compõem o Conselho Nacional de Saúde (CNS) propuseram a realização da 2ª Conferência de Saúde das Mulheres, aprovada pelo pleno em março de 2016 e homologada, em novembro, pelo Ministério da Saúde. As duas organizações formam a comissão que é responsável pelo evento que ocorre em Brasília, no mês de agosto. A fase preparatória já está em curso com as etapas municipais e conferências livres. Fonte: Catarinas (http://catarinas.info).

 

Programação

08h: Credenciamento e Coffee-Break
09h: Abertura
09h30: Apresentação Cultural
09h45: Leitura e Aprovação do Regimento
10h: Palestra “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade” com a Enfª. MSc. Rita de Cássia Teixeira Rangel – Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI
11h: Rede de Atenção à Saúde da Mulher de Balneário Camboriú
11h30: Orientações para os grupos de trabalho
12h: Almoço
13h30: Grupos de Trabalho
15h: Coffee-Break
15h30: Plenária Final
17h30: Encerramento

Leave a Reply


Facebook