Sábado terá mutirão de combate ao Aedes aegypti no Bairro dos Municípios

Neste ano, 1297 focos positivos do Aedes aegypti foram encontrados em Balneário Camboriú. O número é 60% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Por isso, no próximo sábado (12), das 8h às 13h, haverá mutirão de combate ao mosquito no Bairro dos Municípios. Cerca de 50 pessoas irão percorrer comércios e residências para orientar a população e eliminar focos do mosquito. Irão participar do mutirão agentes de combate à dengue, Estratégia de Saúde da Família, Defesa Civil e Secretarias de Meio Ambiente e Obras.

As temperaturas amenas deste inverno contribuíram com o aumento dos focos positivos e acenderam o sinal de alerta na cidade, devido à proximidade da primavera e do verão. “São as estações onde há maior proliferação do mosquito. A primavera por conta das chuvas que fazem os ovos do mosquito eclodirem e o verão por conta das altas temperaturas, que favorecem todo o ciclo reprodutivo do mosquito”, explicou o coordenador do programa de Combate à Dengue, Rafael Neis da Silva.

De acordo com o coordenador, março é o mês onde há o pico de focos positivos do mosquito, mas neste ano, em maio também houve aumento. “Em março tivemos 333 focos positivos, em abril caiu para 197 e em maio, por conta da temperatura elevada, houve novo aumento com 239 focos. Em junho caiu para 116 e em julho, quando registramos as temperaturas mais baixas, foram 94 focos”, contou Rafael.

O Bairro dos Municípios é o segundo onde há mais focos positivos do mosquito, por isso o mutirão será feito no local. Para combater o mosquito, a parceria da população é essencial. “A maioria dos focos positivos do Aedes aegypti são encontrados nas residências. Basta um pouquinho de água parada para o mosquito se reproduzir. Por isso, pedimos a população para que, pelo menos, uma vez por semana vistorie seus quintais, eliminando toda a água parada e retirando os objetos que possam acumular água da chuva. Sempre que chover, olhe novamente o quintal para eliminar a água acumulada. São esses cuidados que vão garantir a saúde da população”, finalizou o secretário de Saúde, Jorge Teixeira.

Programa Municipal de Combate à Dengue

De janeiro a junho deste ano, o Programa Municipal de Combate à Dengue realizou 58.530 visitas. O trabalho feito pelos agentes de combate à dengue consiste em visitas de rotina, realizadas a cada dois meses, denúncias, monitoramento e fiscalização em residências, estabelecimentos, comércio em geral e obras para verificação de focos do mosquito Aedes Aegypti e orientação à população.

Do total, foram inspecionadas armadilhas em 7.522 visitas, 704 inspeções em ferros velhos, floriculturas, locais de material reciclável e lojas de piscinas, que são mais suscetíveis a proliferação do mosquito e 2.750 visitas via denúncias feitas na Ouvidoria Municipal. Foram realizadas ainda 344 visitas domiciliares, encaminhadas pela Vigilância Epidemiológica, por meio de notificação de suspeita de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Nesses casos, a equipe do Programa realiza vistorias nas casas dos pacientes e também ao redor dos locais, em um raio de 50 metros, para a identificação do vetor e medidas necessárias em cada caso.

O Programa Municipal de Combate à Dengue conta ainda com o serviço de fiscalização que emitiu 60 intimações, 19 infrações e uma interdição no período de 01 de janeiro a 30 de junho.

Seja o primeiro a comentar no "Sábado terá mutirão de combate ao Aedes aegypti no Bairro dos Municípios"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*


Facebook